Comentar

7° Encontro dos Prefeitos do Consórcio do Vale do Paramirim ocorreu em Morpará

Prefeitos da região.
Prefeitos da região.

Na última sexta-feira, dia 31 de janeiro, a cidade de Morpará sediou o 7º Encontro dos Prefeitos do Consorcio do Vale do Paramirim e adjacências. Morpará, Município que apesar de não fazer parte do Território de Identidade, compõe o Vale do Paramirim, tem uma emancipação relativamente recente (1962), e sua população é de cerca de 10.000 pessoas.

A Prefeita de Morpara, Edinalva Pereira de Almeida, recepcionou os Prefeitos e representantes dos outros 14 municípios dentre os quais Dom Basílio, Érico Cardoso, Paramirim, Caturama, Tanque Novo, Botuporã, Rio do Pires, Macaúbas, Ibipitanga, Ibitiara, Novo Horizonte, Boquira, Oliveira dos Brejinhos e o próprio Morpará.
Além destas autoridades, estiveram presentes os Deputados Sérgio Brito e Reinaldo Braga, e o superintendente do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), Josafa Marinho de Aguiar.
Na ocasião, que teve como finalidade apresentar o Consórcio recém-formado à população e às autoridades locais, Morpara recebeu os visitantes com belíssimas apresentações culturais e a exibição de um documentário sobre a história do Município .

José João, Prefeito de Macaúbas, assim como os demais componentes da mesa, fizeram uso da palavra a fim de expressar a grande valia em se organizar em consorcio diante das dificuldades que se apresentam aos Municípios atualmente, sobretudo no que diz respeito à transmissão de recursos pelo Governo Federal. Mencionou-se ainda a grande tendência em se formar blocos em todas as esferas sociais, como políticas e econômica, e em diversos patamares, sejam países, Municípios ou organizações, não-governamentais, que, se unidas, têm maiores facilidades para planejar e executar ações e projetos integrados de melhorias na gestão pública e de promoção do desenvolvimento local e territorial sustentável, mobilizando parcerias, convênios e contratos em instâncias públicas e privadas.

No encontro foi apresentado um plano de soluções para o grande problema de descarte dos resíduos sólidos, problema para o qual é esperada uma solução até meados do corrente ano.

Vale lembrar que Humberto Raimundo, Prefeito de Ibipitanga, que também fez-se presente no encontro, é o atual presidente do Consórcio, sendo Ibipitanga a sede do mesmo. José João Pereira, Prefeito de Macaúbas, é o vice-presidente e o município foi eleito o pólo da Saúde desta região. (As informações são da assessoria de comunicação da prefeitura de Macaúbas).

O Próximo Encontro entre os Prefeitos do Consórcio do Vale do Paramirim e adjacências ainda não tem data ou local estipulados.

Deixar uma Resposta